terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Bem Vindo!!!

“Minha menina estrela matutina vivo só brincando como é bom ser sergipano...
No fim a gente ganha. Bom fim a gente ganha, sim senhor...” Naurêa.


Um breve histórico


A primeira Rua da Cultura aconteceu no dia 30 de setembro de 2002, idealizada pelo diretor artístico da Cia. de Teatro Stultifera Navis, Lindemberg Monteiro e feita pelos atores e produtores da cia. em frente ao Teatro Atheneu, na Rua Vila Cristina, bairro São José em Aracaju. Ela nasceu da necessidade de levar para as ruas uma produção cultural que existe em Sergipe e torna-la mais visível. Além de dar acesso democrático a todos os cidadãos a arte e cultura.

Além das intervenções artístico-culturais, o evento tinha a intenção de chamar a atenção para o prédio do Teatro Atheneu, construção de extrema importância para a vida cultural sergipana. Os primeiros meses de funcionamento ocorreram com sucesso com várias apresentações de música, teatro, dança, xadrez, feirinha de artesanato e participação ativa do público.

A partir de março de 2003 a Rua da Cultura passou a acontece no Centro Histórico da cidade em frente ao Mercado Tales Ferraz que foi inaugurado em 1926 e onde continua até hoje todas as segundas-feiras. A decisão de continuar o projeto naquela localidade, foi tomada com o intuito de trazer pessoas para o Centro Histórico, que havia sido reformado, mas ainda não contava com nenhuma proposta de revitalização ou projeto cultural.

A Rua da Cultura tem como objetivo principal colocar no seu palco todas as variantes da produção local de qualidade artística, de rappers a trios pé de serra, de roqueiros a quadrilhas juninas, do teatro a artistas plásticos, enfim somos um liquidificador cultural com o compromisso de através do encontro de todas as tribos fazer um movimento único e que valorize nossa identidade plural.

Depois de todas as dificuldades a Rua da cultura foi escolhida em 2007 para ser Ponto de Cultura do Ministério da Cultura e mais recentemente escolhido também como Ponto de Leitura, outro projeto do Minc.
Junto com a programação artística a Rua da Cultura é também ponto de encontro de jogadores de xadrez, inclusive realizando uma simultânea com 33 jogadores contra um grã mestre de São Paulo todos os anos. Nas segundas feiras a noite é fácil também encontrar vinis e livros usados sendo vendidos na Rua da Cultura.

É com o intuito de tornar a Rua da Cultura cada vez mais democrática e acessível que foi criado esse blog, para sabermos as suas opiniões, idéias e sugestões. E com isso trabalharmos para dar a Rua uma cara ainda mais Sergipana.

Um comentário:

  1. Aê! Até que enfim pensaram nesta proposta aqui de se fazer um blog pra Rua da Cultura. Estava merecendo também esse espaço de divulgação e incentivo a valorização de um evento tão nobre que é a Rua da cultura, onde portas e janelas se abrem para conhecermos um pouco mais a cultura sergipana. Digno de prestígios a Rua, a casa e agora o blog. Adorei o texto de apresentação, mas senti falta do crédito para a pessoa que o escreveu.

    ResponderExcluir