terça-feira, 18 de agosto de 2009



Rua da cultura é...!!!
Bosco Rolemberg!!! Está na Galeria Álvaro Santos a exposição “Anistiados – Couro Esquecido” que apresenta dez telas feitas em couro, além de fotos do artista Bosco Rolemberg. A idéia e curadoria foram de Joana Côrtes, filha de Bosco, e que tem o talento das letras como o pai dos pinceis.
Bosco pra mim é mais do que um artista. É um herói. Um sobrevivente junto com sua companheira Ana Côrtes e outras centenas de sobreviventes espalhados por esse país que tiveram a coragem de enfrentar um monstro chamado “ditadura militar”. Não são seus serviços prestados a essa nação que o vai legitimar como grande artista. Isso ele seria independente da sua postura política, mas tê-lo representando essas duas possibilidades é muito bom. Há trinta anos atrás o aluno do curso de Serviço Social da UFS largava a faculdade para se alinhar com aqueles que lutavam contra a ditadura militar. Trabalhou nas fabricas do ABC paulista e depois nos canaviais de Pernambuco quando foi preso, torturado e trancafiado durante cinco anos no presídio Professor Barreto Campelo, na ilha de Itamaracá, Pernambuco. E foi lá que ele produziu as peças que estão em exposição na Álvaro Santos. Não consegui desassociar os desenhos no couro com a pele marcada daqueles que sofreram a brutalidade de um governo que não representava o Estado, o Direito. O artista e o militante era um só e por isso a arte representa a carne.
Em breve estaremos comemorando os vinte e cinco anos do fim da ditadura militar. E mesmo com duas décadas e meia da sua aniquilação pela sociedade brasileira ainda sofremos dos efeitos colaterais que ela nos deixou. A sociedade ainda se recupera do trauma. Só agora começa a não mais conter o gesto, a falar em voz alta e até em acreditar que pode, que deve, que tem direitos. Uma exposição como “Anistiados – Couro Esquecido” pode até nos trazer momentos de tristeza por conta daqueles dias incompreensíveis, mas sua função maior e nos trazer muita alegria por termos passado por eles e termos sobrevivido na arte e na presença de Bosco. A exposição fica até o final desse mês na Galeria Álvaro Santos. Não deixe de visita-la, pois lá tem arte, historia e heroísmo da melhor qualidade. E depois andando pelas ruas da nossa cidade você poderá encontrar com Bosco Rolemberg e mostrar as gerações mais recentes que ali está um grande artista. Ali está um grande herói.
Obrigado por tudo, camarada!
VEJA: A exposição “Anistiados – Couro Esquecido”. Na Galeria Álvaro Santos – Centro.
OUÇA: A trilha sonora que embala a sua visita na exposição.
LEIA: Tudo sobre os anos de chumbo. Para percebemos que somos felizes e não sabemos.
TECLE: http://www.historiadobrasil.net/
ESSSA SEGUNDA:
Sorriso Legal (samba)
Exquisitise Corpse Vídeo (áudio visual)
Iconoclastia (rock)
Infecção Sonora (Rap)
DJ Malafaia (Musica Eletrônica)
Passarela de Xadrez e do WAR
AONDE: No Mercado Municipal – Centro Histórico de Aracaju.
HORARIO: a partir das 18 horas.
QUANTO: De graça.
FALE CONOSCO: ruadacultura@gmail.com Casa Rua da Cultura, praça camerino, 210 tel: 3042-2246.
http://www.ruadacultura.blogspot.com/


Lindemberg Monteiro

Diretor da Casa Rua da Cultura, rua da Cultura e Cia Stultífera Navis

Nenhum comentário:

Postar um comentário