segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Rua da Cultura é...
Prêmio César Macieira de Artes Cênicas! Saiu o resultado do Prêmio César Macieira de Artes Cênicas que vai levar para varias cidades de Sergipe 15 espetáculos de teatro fazendo com que a cena sergipana seja conhecida de forma mais ampla por todos sergipanos. O Premio concedido pelo Governo do Estado de Sergipe através da Secretaria de Cultura do Estado estimula não apenas o fazer teatral, mas principalmente estimular a população sergipana a buscar o teatro como meio de diversão e formação intelectual. Para nós artistas é a concretização de uma das possibilidades de mostrar nosso talento. Cidades do agreste, sertão e litoral sergipano irão receber espetáculos de varias formas estéticas e de linguagem mostrando a nossa pluralidade teatral. Algo importante a registrar também é a presença de espetáculos de outros municípios, além da capital sergipana, acabando com o mito que o bom teatro só se faz em Aracaju. A experiência de misturar dentro de um projeto de circulação de espetáculos artistas sergipanos de vários lugares do estado só integra mais e de forma mais abrangente aqueles que fazem à cena teatral sergipana. Acho que se poderia até pensar em um encerramento com todos os grupos se apresentando em uma grande mostra de uma ou duas semanas. Com espetáculos e debates entre os grupos. Isso faria com que pudéssemos relatar as nossas experiências durante essa circulação e com certeza isso seria um grande acréscimo na nossa forma de ver o fazer teatral. A Cia. de Teatro Stultifera Navis vai documentar em vídeo suas visitas às cidades onde apresentaremos “Antígona”. Quem sabe se todos os grupos tivessem a possibilidade de fazer isso teríamos um projeto interessante para passar na nossa TV Pública, a Aperipê. Vejo a possibilidade do surgimento de varias outras ações complementares que possam ser feitas a partir desse projeto de circulação. Lógico que será preciso compromisso de todos e um entendimento claro que não estamos falando de pessoas, mas de teatro. O objetivo maior é que as pessoas compreendam e freqüentem mais o teatro, que novos atores, atrizes, diretores, cenógrafos, coreógrafos, diretores musicais, cenotécnicos, iluminadores, figurinistas, enfim que o nosso universo de profissionais que hoje é bem reduzido se multiplique por conta do crescimento da demanda. Espero que esse Prêmio seja compreendido por todos como o indicativo de um momento importante na historia do teatro sergipano e que seja respeitado como tal.
Só fiquei um pouco triste por alguns espetáculos e artistas não terem conseguido entrar, pois com certeza dão uma grande contribuição para a formação do nosso pensamento teatral. Valmir Sandes, o espetáculo Yerma, Diane Veloso são alguns itens indispensáveis na nossa engenharia teatral atual. Aqui não vai nenhum tipo de critica a seleção dos projetos. Não sou do tipo que faço desvios do que me desagrada, mas toda vez que se fala sobre teatro é impossível não colocar essas pessoas como exemplos positivos. A dança também não conseguiu ter um projeto aprovado. E como já disse algumas vezes nessa coluna a dança sergipana merece uma atenção especial, pela sua qualidade e pela falta de reconhecimento aos nossos bailarinos e bailarinas. Talvez fosse interessante um edital especifico para dança. Seria mais do que justo. O teatro sergipano vem se mantendo ativo nessas varias décadas, às vezes com mais visibilidade, às vezes com menos, mas sempre disposto a entrar em cena. Estamos começando a viver uma nova fase que tem tudo pra ser muito produtiva onde a experiência de alguns se mistura com a energia de outros, onde o que foi bom no passado é aproveitado e o que causou danos para cena anulado. Mais não basta apenas ter fé é preciso ter suor e vontade também. Então bom trabalho para todos. Encontramos-nos por Sergipe! E viva o teatro sergipano!!!
VEJA: Antígona, de sófocles. Espetáculo da Cia. de Teatro Stultifera Navis. Todos os sábados às 20 horas, na Sala Sergipana de Teatro, Casa Rua da Cultura. Pç. Camerino, 210.
OUÇA: Buena Vista Social Club. Estiveram aqui pertinho. Quem perdeu não devia.
TECLE: http://www.pontoilma.blogspot.com/
LEIA: Um dos mil e poucos livros que temos no Ponto de Leitura Ilma Fontes. Temas variados. O Ponto fica na Casa Rua da Cultura.
ESSA SEGUNDA:
Matheus Matos (MPB)
Místicos e Jorge Blue (Reggae)
Molungada (percussão)
Plástico Lunar (rock)
PASSARELA DO XADREZ E WAR
AONDE: No Mercado Municipal – Centro Histórico de Aracaju.
HORARIO: a partir das 18 horas.
QUANTO: De graça.
FALE CONOSCO: ruadacultura@gmail.com Casa Rua da Cultura, Praça Camerino, 210 tel: 3042-2246.
http://www.ruadacultura.blogspot.com/
http://www.pontoilma.blogspot.com/

Um comentário: