sexta-feira, 31 de julho de 2009

Rua da Cultura é...


Respeito às religiões!!! Não podemos negar a contribuição cultural que todos os segmentos religiosos dão para construção da sociedade brasileira. E mesmo sendo agnóstico, não me sinto capaz de dizer se deus existe ou não, posso atestar que a sociedade brasileira foi forjada não apenas nas igrejas e templos cristãos, mas também nos terreiros de candomblé e umbanda, além de outras tantas religiões que durante todos esses séculos fizeram o homem e a mulher brasileira com características singulares. Por isso nas ultimas semanas representantes e pessoas que tem a compreensão da nossa sociedade com essas características ficaram indignadas com a maneira que alguns representantes da imprensa tentaram colocar um suspeito de um crime bárbaro contra uma criança de nove anos como representante legitimo de uma dessas religiões tão importantes na formação do povo brasileiro. Ao nomear o suspeito com titulo de Pai de Santo os profissionais que o fizeram demonstram falta de informação e principalmente uma contribuição ao preconceito que se tem as religiões afro-brasileiras. Os cultos afros brasileiros não fazem sacrifícios humanos da mesma forma que os cultos cristãos não queimam mais pessoas em praça pública. O termo Pai de Santo é um cargo religioso que só deve ser utilizado quando a pessoa o for de fato. É o mesmo que chamar uma pessoa que só por ser cristã de bispo ou reverendo. É muito importante que cada um de nós esteja disposto a banir da sociedade qualquer tipo de expressão que tenha no seu núcleo o desrespeito e o preconceito contra atividades que fazem parte da nossa humanidade. E todos que tem o acesso facilitado a população não podem reproduzir as falhas de comportamento que nossa sociedade ainda apresenta, pelo contrario, nos cabe contribuir para que essas falhas sejam extintas. É preciso que sejamos mais responsáveis com os debates que provocamos e protagonizamos, pois são eles que são determinantes para avançarmos enquanto cidadãos. Não vale a pena se utilizar de um comportamento negativo e preconceituoso que no decorrer dos séculos as religiões afro brasileiras vêm sendo alvos para valorizar o conteúdo da matéria. É preciso inclusive desassociar uma coisa da outra para que fique claro que o crime foi feito por um individuo motivado por questões particulares e não por conta dele fazer parte de religião B ou C. Isso se a justiça determinar que ele é culpado, porque pelas regras da justiça ele ainda é suspeito e não culpado. Em dias em que a mídia tem um poder quase instantâneo de informar e formar o pensamento da população precisamos ser cautelosos e responsáveis com o que comunicamos, pois estamos retomando a consciência dos direitos e deveres de cada um de nós, individualmente e como coletivo, e por isso mais do que nunca cada ação provoca uma reação. Então como protagonistas dessas transformações precisamos contribuir de forma qualitativa para a nossa sociedade,
Como artista tenho o maior interesse que todos os segmentos religiosos sejam respeitados e reconhecidos como provedores da formação artística e cultural da população do nosso planeta. Me Emociono com as Lavagens feitas pelos terreiros de candomblé da mesma maneira de quando vejo uma procissão de alguma igreja católica, adoro musica gospel como gosto dos afoxés e dos mantras hindus. É muito enriquecedor presenciar os rituais indígenas. E mesmo sem fazer parte de nenhuma religião sou muito grato a todas pela sua contribuição para um mundo melhor. O DÍGBÁ!!!

VEJA: Comidas, roupas, palavras, musicas que fazem parte do seu dia a dia e são heranças das religiões afros brasileiras.
OUÇA: Musica gospel, canto gregoriano, afoxés, mantras hindus, cânticos indígenas, musica árabe. E veja que todas falam de coisas boas para a humanidade.
TECLE: vidademacumbeiro.blogspot.com e conheça o dicionário de yoruba-português.
ESSA SEGUNDA:
Xuxa e Samba
Mostra de Curtas
Multirão Vibration
DJ Tiex
PASSARELA DE XADREZ E WAR
ONDE: Mercado Municipal – Centro Histórico de Aracaju.
QUANTO: de graça
INICIO: 18 horas
FALE CONOSCO: Casa Rua da Cultura, Pc. Camerino, 210. Tel. 3042-2246
e-mail: ruadacultura@gmail.com ou http://www.ruadacultura.blogspot.com/



Lindemberg Monteiro

Coordenador da Casa Rua da Cultura e da Rua da Cultura

Diretor da companhia Stultífera Navis

Colunista do Jornal Cinform

Um comentário:

  1. Apesar do atraso do comentário, já que só agora encontrei esse blog, que pr sinal é muito bom ,eu me sinto na vontade de comentar essa postagem.

    Eu não acho que ouve preconceito por parte da imprensa.Ele era sim um pai de santo, e acredito que cometeu o crime em um ritual macabro sim.

    ResponderExcluir